domingo, 18 de março de 2007

Você sabe qual é a diferença da cultura entre coreanos e japoneses?

Quem conhece pouco sobre eles imagina que esses povos de olhinhos puxados possuem quase as mesmas tradições. Veja algumas diferenças em sua cultura:

Comida mais apreciada:
Japão: sushi e sashimi. Um dos pratos mais estranhos que apreciam é o ba-sashi e o gyu-sashi, sashimi de carne de cavalo.
Coréia: carnes de cachorro, faisão, rã e pardal. O mais tradicional é o bulgogi, tiras de bife assadas na brasa e depois temperadas com óleo, molho de soja, semente de gergelim e outros condimentos. Há também o Kinchi, um prato feito de acelgas refogadas.

Bons modos:
Japão: Quando um japonês for comer sopa não se espante ao vê-lo tomando sopa fazendo barulho. Isso é normal por lá e é sinal de satisfação, o que significa que a comida está muito boa.
Coréia: Já os coreanos acham falta de educação tomar sopa fazendo barulho.

Superstições:
Japão: O número quatro tem o som de SHI = morte, por isso eles não fazem nenhuma festividade no dia quatro.
Coréia: Segundo as lendas históricas, as mães sempre dizem aos filhos para não assoviarem de noite, pois uma cobra pode aparecer e picar a criança.

Amuletos de sorte:
Japão: São muito utilizados pelos japoneses. Além do darumá, um boneco vermelho que não tem os olhos, há o manekekeko, um gato de porcelana que fica com a pata levantada para atrair dinheiro. É muito utilizado pelos comerciantes.
Coréia: Os coreanos não costumam andar com amuletos. Entretanto, utilizam muito, seja em vestimentas ou outros acessórios, a figura de um dragão, que simboliza a sabedoria, e a imagem de flores e frutas, que representa a felicidade e a fecundidade.

2 comentários:

R1K4RDO disse...

Há uma certa confusão com relação à chineses também...
Mas de tudo que sei sobre estas três civilizações, ainda me sinto lisonjeado ter ascendentes alemães...

:)

Unknown disse...

não queria ser japones pois axo eles muito esquisitos
por isso que eu tenho orgulho de ser brasileiro