domingo, 27 de maio de 2007

Sopa de rato!!!!

Para nós esses bichinhos são considerados nojentos, e vivemos armando ratoeiras para eliminá-los. Mas, em alguns países da Ásia, os ratos são considerados uma excelente opção no cardápio. O país de maior consumo de ratos é a Índia. Na China, toma-se sopa de rato. Já os vietnamitas alimentam-se dos filhotes do animal. E o costume existe até no Brasil! No interior de São Paulo, come-se o preá - uma espécie de rato de banhado - parecido com uma ratazana.

CURIOSIDADE: Algumas espécies são consideradas "não-comestíveis". É o caso do o rato preto comum, considerado a mais perigosa espécie de roedores do mundo. Foram estes animais que, no século 13, espalharam uma epidemia de peste bubônica pela Europa.

domingo, 6 de maio de 2007

Sanduíche de minhoca... humm


Esse prato é muito consumido na Austrália, Nova Zelândia e na China. Há quem diga que elas serão a refeição do futuro. As minhocas devem ser bem limpas antes de consumidas. Na maioria das vezes, a iguaria é servida fervida ou cozida. Há muitos lanches feitos de minhoca cozida, com sal ou temperadas. Mas há várias outras formas de degustá-las. As minhocas têm de 70 a 82% de proteínas e seu gosto é considerado muito bom. Elas também são consumidas em diversas outras partes do mundo. Já existem farinhas de minhoca sendo utilizada em alimentos funcionais, pois são ricas em aminoácidos essenciais e extremamente nutritivas.

sábado, 5 de maio de 2007

Xiiiiii... xixi

Beber xixi é bom pra saúde?!
Pois é, em 1977, o primeiro-ministro indiano Morarji Desai, na época com pouco mais de 80 anos, chocou a comunidade internacional anunciando que seu excelente estado de saúde dava-se pelo fato de ele praticar, há um bom tempo, o ato de beber a própria urina - um copo a cada manhã - em vez de café ou chá. Por conta disso, na Índia, o xixi é chamado de "Morarji Cola". Polêmicos estudos propõe tratamentos de saúde com o uso da urina. Acredita-se que o líquido pode evitar problemas de visão, estômago e outros. Sugere-se que seja ingerido apenas com água. Não se deve misturar à comida ou outros líquidos.
CURIOSIDADE
No Tibet, quando um casal tem dificuldades para engravidar, o marido e a esposa bebem a urina um do outro. É uma forma de fertilizarem-se e conseguirem a tão desejada gravidez.
Se não quiser acreditar, não custa experimentar!!!!

quinta-feira, 3 de maio de 2007


CIGANOS...

Grupos nômades, originários do norte da Índia. Sua língua, o romani, e suas variações são faladas por boa parte dos ciganos até hoje, e é passada de pai para filho.

Ao contrário do que muitos imaginam, ciganos têm uma moral conservadora e um tanto machista. Casam-se cedo, muitas vezes em acordos firmados entre famílias, a virgindade é exigida, e a função do sexo é procriar.
Usar decotes é permitido, mas nenhuma mulher pode mostrar as pernas, daí a imposição das saias compridas e rodadas. Nas festas, há mesas separadas para as mulheres. Muitas vezes, são elas que garantem o sustento da família, com a leitura de mãos e cartas, por exemplo. Mas quase sempre quem manda na casa é o marido.


Uma história difícil de resgatar...

Não é simples pesquisar a origem exata do povo cigano, bem como sua história. Um dos maiores entraves é o fato de sua língua, o romani, ser ágrafa, ou seja, não tem versão escrita. Quase tudo o que se encontra sobre ciganos em livros, na internet ou se ouve deles próprios, é baseado na tradição oral.


Há muitos ciganos famosos. O palhaço Carequinha, a cantora Rosana, o cantor Sidney Magal, o trapalhão Dedé Santana, o músico Zé Rodrix e, fora do Brasil, o poeta Federico García Lorca e até os astros hollywoodianos como Charles Chaplin e Rita Hayworth.

Detalhe é que nenhum citado assumiu-se cigano, nem o mais poderoso deles: Juscelino Kubitschek, que seria neto de ciganos europeus.

Preconceito...

No dicionário encontramos "cigano" como: vendedor ambulante; homem astuto, velhaco, trapaceiro, burlador, ladino, esperto, ardiloso. Não é para menos que muitos não assumem ser ciganos.

Sonho...

Fato ou não, o mais importante para os ciganos, é conseguir o respeito que nunca tiveram.

A cultura cigana é uma cultura séria, e não de gente que pega dinheiro dos outros. ACREDITEM!