terça-feira, 10 de abril de 2007

EXTIRPAÇÃO DO CLITÓRIS


Será crueldade, tortura, humilhação, machismo, injustiça ou CULTURA?

Na nossa opinião é completamente desumano, incompreensível e inacreditável que nos dias de hoje ainda aconteça tantas brutalidades contra a vida e a liberdade individual, sendo as mulheres as principais vítimas.
Assim considerado, essa mera “diferença cultural” vinda de um ato absurdo e irreversível marca para sempre a vida de muitas mulheres.
É uma cultura baseada em conceitos errôneos, onde existe a crença de que os órgãos genitais femininos são 'impuros’ ou ‘sujos’ pelo que, só através da extirpação ficam purificados. Baseia-se também na idéia de que só o homem tem o direito de desfrutar do prazer sexual. Além de discriminatória, esta prática é extremamente perigosa, uma vez que não envolve quaisquer cuidados higiênicos.


... Em um determinado dia, famílias recebem em sua casa a visita de alguns homens da comunidade encarregados da tarefa, todas as crianças com idade entre 5 e 10 anos de idade, são seguradas a força, para que o ato seja excecutado, cortam-lhes o orgão sem qualquer assepsia ou anestesia. Usam para isso uma faca comum, que sem ser esterilizada mutilará várias outras criança naquele mesmo dia. Muitas dessas crianças morrem em decorrência da falta de cuidados posteriores.
Em determinados países, a prática consegue atingir um nível de horror ainda mais alto: a infibulação, onde que além da extirpação do clitóris também são cortados à faca os lábios vaginais e toda a genitália externa visível da mulher. Como se não bastasse, ainda costuram a abertura da vagina. Para ter relações sexuais é necessário que o homem force a penetração entre os pontos (ato doloroso ao extremo) e para dar a luz a mulher é descosturada e logo em seguida, costurada novamente.

PeRgUNta...
Seria exagerado comparar essas crianças e mulheres com um trapo??
Pensamos que não, afinal um corte pequeno no dedo dói, arrancar um dente dói, cair no chão dói, virar o pé dói, e cortar um pedaço de nós de maneira brutal e grosseira será que dói?? O sofrimento delas é quase insuportável, (dor física e emocional) é muita dor e dor de verdade.
Alguns países onde esse ato era legal no passado, deixou de ser, mas ainda é grande o número de países onde esse ato é praticado e não se tem previsão de quando terminará essas atitudes grosseiras e sem fundamento, considerada CULTURA!


Alguns países onde se pratica a extirpação do clitóris:
Senegal, Egito, Sudão, Siri Lanka, Somália, Malásia, Serra Leoa, Emirados Árabes Unidos, Índia, Yemen, Indonésia, Omã, Guiné-Bissau, Nigéria, Uganda, Quênia, Tanzânia, Togo, Mauritânia, Gana, Congo, Benim, Camarões, Costa do Marfim, Chade, Gâmbia, Libéria, Mali.


Fica aqui nossos votos de indignação.

ACADÊMICOS MRF.

9 comentários:

roberta_pires_ribeiro disse...

Esse ato cruel praticado nas mulheres desses paises, são abominaveis. Constate-se através deste ato o quão a mulher é discriminada, mas é uma pena que até mesmo nos paises mais desenvolvidos ainda exista a discriminação e a violência contra a mulher. O Brasil um pais em "desenvolvimento", sancionou recentemente a Lei MARIA DA PENHA, para tentar amenizar a violência contra a mulher,mas essa só será erradicada qdo a edução prevalecer. E mulheres a educação deve começar por nós... nossos filhos homens devem ter a mesma educação que nossas filhas mulheres...

Anônimo disse...

É cruel demais, não dá para entender um negócio desses, e muito menos se entende como isso é aceito!

Anônimo disse...

É cruel demais, não dá para entender um negócio desses, e muito menos se entende como isso é aceito!

Anônimo disse...

Ihhh, foi sem querer que publiquei duas vezes...
Aproveitando, tah muito legal o Blog de vocês!

Anônimo disse...

Meus Deus.

Anônimo disse...

nossa, a reportagem é super interessante mas ao mesmo tempo extremamente cruel, é incrivél como pode existir uma descriminação e violencia tão brutal contra a mulher

Anônimo disse...

Gente, eu sou estudante de antropologia, mas confesso que mesmo sendo uma espécie de cultara é difícil de se aceitar isso.

a pessoa que gosta de "kapopi" disse...

Gente, uma dúvida; como elas fazem xixi?

a pessoa que gosta de "kapopi" disse...

Gente, eu tenho uma dúvida; como elas fazem xixi?